Advogado foragido é procurado pela Polícia Civil de Urandi, no sudoeste baiano, após espalhar falsa informação sobre aprovação em concurso para juiz.
Iago Gabriel Silva Martins é o alvo das autoridades locais por disseminar uma história fictícia sobre sua suposta nomeação como juiz em Goiás, usando um documento falsificado.
A comunidade de Urandi, composta por cerca de 15 mil habitantes segundo dados do Censo 2023 do IBGE, celebrou a notícia com uma festa em sua homenagem no dia 9 de março. O prefeito, Warlei Oliveira (PSD), marcou presença no evento, que incluiu até uma missa de ação de graças.
No entanto, a falsidade da afirmação veio à tona quando se descobriu que Iago Gabriel nunca participou do concurso para juiz substituto em Goiás. O Ministério Público da Bahia solicitou sua prisão por falsificação de documentos, após o Tribunal de Justiça de Goiás confirmar a inexistência de qualquer participação dele no mencionado concurso.
A revelação da farsa deixou familiares do suspeito em estado de choque, com seus pais sendo levados ao hospital e suas tias, que são professoras na cidade, se ausentando das aulas por vergonha.
Apesar dos esforços da Polícia Civil de Urandi para localizá-lo, Iago Gabriel continua foragido. Durante as investigações, um computador e documentos foram apreendidos em sua residência. As buscas pelo suspeito ainda estão em andamento.